Projeto apoiado pelo IJUCI recebe financiamento de Fundação Internacional

Exibir tudo

Projeto apoiado pelo IJUCI recebe financiamento de Fundação Internacional

Equipe IJUCI com Awesome Foundation

Wallace Paixão, ao centro, recebe o cheque de financiamento dos membros Awesome Foundation juntamente aos representantes do IJUCI

Rádio Comunitária Alternativa FM da Vila Pinho foi contemplada pela Awesome Foundation em evento no Espaço 104

Fruto de parceria entre o IJUCI (Instituto Jurídico para Efetivação da Cidadania), o CPC (Centro de Prevenção à Criminalidade) Vila Pinho, na região do Barreiro, e a Rádio Comunitária Alternativa FM, iniciativa que existe há quatro anos e possui todos os requisitos legais para o funcionamento, oferece programação voltada às temáticas de direitos humanos, cidadania e prevenção à criminalidade, para mais de 16 mil moradores da região.

Em evento realizado no Centro Cultural 104, no centro de Belo Horizonte, na última terça-feira, 26 de setembro, a Rádio Comunitária Alternativa FM foi contemplada com financiamento pela Awesome Foundation, organização internacional que apoia projetos que visam a transformação social.

Com o recurso será possível adquirir um transmissor de rádio de 100 watts para aumentar a área de abrangência, o número de ouvintes e de apoios financeiros para a sustentabilidade da rádio. Além disso, um microfone condensador profissional Bm 800 Studio Audio, em substituição ao microfone comum que é utilizado atualmente, também será adquirido. Esses equipamentos trarão qualidade às transmissões, entrevistas e gravação de vinhetas.

Sobre a Vila Pinho

O bairro Vila Pinho é caracterizado por um alto índice de criminalidade violenta e faz parte dos 32 territórios no qual atua a Política de Prevenção Social à Criminalidade do Governo do Estado de Minas Gerais, executada pelo IJUCI em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS). Parte dessa Política é desenvolvida por meio dos Centros de Prevenção à Criminalidade (CPCs) instalados nesses territórios, entre eles o do bairro Vila Pinho. Atualmente, vem sendo construída uma parceria entre o IJUCI, o CPC Vila Pinho e a Rádio Comunitária Alternativa FM para a criação de programação voltada às temáticas de direitos humanos, cidadania e prevenção à criminalidade.

Objetivos do Projeto

Este projeto tem o objetivo de aumentar o alcance da rádio para toda a região do Barreiro, incluindo a área comercial, o que possibilitará o aumento de apoios para a sua sustentabilidade financeira e potencializará a promoção deste tipo de debate, importante ferramenta para a prevenção à criminalidade e a promoção de cidadania.

A Rádio Alternativa FM segue todos os requisitos legais para funcionamento de rádio comunitária e possui programação gospel, mas não se restringe ao público evangélico, havendo abertura para programação de outros grupos religiosos. A rádio constitui um canal de informação e mobilização comunitária, realizando avisos sobre o funcionamento de equipamentos públicos, campanhas de doação, promoção de debates sobre violência, consumo de drogas pela juventude, combate à dengue e outros. Seu principal radialista, Wallace Paixão, é uma referência comunitária para o tratamento de questões de interesse público, como reivindicação de transporte público e de serviços de correio.


Quer saber mais sobre o IJUCI?

Clique aqui e conheça um pouco mais.