Jovens da Casa de Semiliberdade Ipiranga grafitam muros da Unidade

Exibir tudo

Jovens da Casa de Semiliberdade Ipiranga grafitam muros da Unidade

Jovens Semiliberdade Ipiranga

 Oficina faz parte das atividades de ressocialização para jovens em cumprimento de medida restritiva de liberdade

Utilizar as artes visuais como forma de empoderamento e resgate social. Por meio de oficina de grafite, os vinte adolescentes que vivem na Casa de Semiliberdade Ipiranga revitalizaram a entrada da Unidade. A fim de unir a divulgação do novo logo do Instituto Jurídico para Efetivação da Cidadania (IJUCI) e propiciar uma vivência prática aos adolescentes, faz parte dos objetivos do programa de Semiliberdade.

A Semiliberdade é uma medida restritiva de liberdade prevista no artigo 120 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Está sujeita aos princípios da excepcionalidade, brevidade e respeito à condição característica de pessoa em desenvolvimento. O objetivo da Semiliberdade é proporcionar atendimento integral ao jovem acautelado, dando a ele a oportunidade de vivenciar diversas experiências culturais, esportivas, profissionalizantes, escolares e artísticas. Além da responsabilização do adolescente pelo ato cometido, são diretrizes do atendimento socioeducativo o resgate da convivência familiar, o incentivo aos estudos, o fortalecimento dos vínculos comunitários e o estímulo à autonomia por meio da participação social.

O grafite é uma atividade artística e expressiva capaz de estabelecer um elo de comunicação, de forma a se adequar à linguagem urbana e presente na realidade dos adolescentes. Além disso, pode-se trabalhar habilidades cognitivas, motoras, psicológicas e sociais. Para a confecção do painel foram realizados quatro encontros e todo o processo durou dois meses.  Os adolescentes trabalharam com sprays e tinta, além de stencil para pintura. Todas as etapas foram supervisionadas por educadores do programa.

A equipe socioeducativa da Semiliberdade Ipiranga percebeu que o envolvimento dos jovens foi muito significativo ao fazerem os desenhos e deixar sua marca no trabalho, contribuindo para elevação da autoestima, ao se sentirem parte deste processo de construção.


Quer saber mais sobre o os programas que o IJUCI Executa?

Clique aqui e conheça um pouco mais.