1º Encontro Trimestral: Gestores da Política de Prevenção à Criminalidade

Exibir tudo

1º Encontro Trimestral: Gestores da Política de Prevenção à Criminalidade

Catálogo Rede Prevenção à Criminalidade

Catálogo da Rede de Prevenção à Criminalidade foi entregue a todos os gestores que participaram da capacitação

O encontro contou com a presença de diretores e supervisores 

Nos dias 27 e 28 de setembro de 2016, foi realizado o 1º Encontro Trimestral com Gestores da Política de Prevenção à Criminalidade, com representantes da Política Estadual de Prevenção à Criminalidade que atuam em todo o Estado de Minas Gerais.

Na abertura do encontro estiveram presentes a coordenadora Especial de Prevenção à Criminalidade (CPEC), Andreza Rafaela Gomes, a presidente do IJUCI, Viviane Mayrink, além de diretores e supervisores dos projetos que compõem a política estadual.

A coordenadora da CPEC Andreza Gomes destacou os desafios, metas e conquistas dos primeiros cinco meses de parceria com o IJUCI. “A horizontalidade e a democracia são marcas do programa. A partir disso precisamos estreitar ainda mais os laços entre governo, parceiro e comunidade para avançar nas políticas de prevenção à criminalidade em Minas Gerais”, pontuou.

Capacitação: oportunidade para gestores

A capacitação é a oportunidade para gestores que atuam nos projetos em todo o Estado possam expor os avanços, desafios e limitações da prática dos programas Mediação de Conflitos (PMC), Fica Vivo!, Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas (Ceapa), e Inclusão Social dos Egressos do Sistema Prisional.

Nos dois dias de atividades os participantes participaram de conferências, palestras, além da aplicação do teste de personalidade MTBI (Myers-Briggs Type Indicator).

A conferência de abertura, que teve como tema As Marcas Traumáticas da História do Brasil e a Acumulação Social da Violência, foi proferida pela pesquisadora, psicóloga e professora Dra. Jaqueline Gomes de Jesus, que dedica suas pesquisas à inserção da população negra no mercado de trabalho e ao universo da comunidade trans, com estudos em psicologia social, diversidade e movimentos sociais. No dia 28, pela manhã, o debate foi comandado pela Ms. em Administração professora Danusa Coutinho, que falou sobre Aspectos Comportamentais da Gestão de Pessoas e Liderança. A professora tem experiência em diversos temas ligados a gestão, desenvolvimento e sustentabilidade.

Durante a abertura a presidente do IJUCI, Viviane Mayrink falou sobre a trajetória da Instituição e os desafios da parceria com o Governo.“Estes primeiros meses de parceria nos trouxeram importantes desafios, pois lidamos com realidades múltiplas. Dessa forma, precisamos todos, Governo, Instituição e gestores, estarmos em sintonia”, pontuou.

Durante o encontro foi disponibilizada aos gestores o Catálogo da Rede de Prevenção, com informações sobre os serviços da Política de Prevenção à Criminalidade em todo o Estado de Minas Gerais.


Quer saber mais sobre a Política de Prevenção à Criminalidade?

Clique aqui e conheça um pouco mais.