Exibir tudo

Semiliberdade

Semiliberdade

A Semiliberdade figura no rol de medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo desenvolvida através de parcerias do poder público estadual com Organizações da Sociedade Civil. É uma medida intermediária entre o meio aberto e a internação.

Desde o ano de 2013 o IJUCI executa como co-gestor a Medida Socioeducativa de Semiliberdade atuando como um agente impulsionador e facilitador, trazendo operacionalidade à execução da medida socioeducativa.

O programa é desenvolvido em Casas de Semiliberdade, localizadas em bairros com acesso próximo à transporte público, posto de saúde, escolas e locais de lazer. Sustenta-se pelos princípios da excepcionalidade, brevidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Atualmente o IJUCI presta atendimento à adolescentes do sexo masculino, com idades médias entre 13 e 18 anos. Prioriza-se a utilização de recursos existentes na comunidade e o desenvolvimento de ações com as famílias dos jovens. No cumprimento da medida, os jovens são encaminhados para a formação profissional, escolarização e participam de oficinas e atividades externas de cultura, saúde, esportes e lazer.

O trabalho é desenvolvido por equipe multiprofissional e sustenta-se por uma dimensão ética da socioeducação, que se propõe a apresentar novas possibilidades e caminhos para que o jovem possa responsabilizar-se, desenhar seu projeto de vida e se perceber além de sua trajetória infracional.