Exibir tudo

Se Liga

Programa Se Liga

O Programa “Se Liga”, é oriundo de uma parceria entre Secretaria de Segurança Pública (SESP) por meio da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas de Minas Gerais (SUASE) e o Instituto Jurídico para Efetivação da Cidadania – IJUCI e, desde 2008, têm por objetivo acompanhar adolescentes desligados das medidas socioeducativas de semiliberdade ou internação no Estado de Minas Gerais..

Trata-se de um Programa de livre inclusão, no qual o adolescente pode ser acompanhado por até um ano. Como acompanhamento, entende-se tanto a dimensão do atendimento individual, quanto a articulação da rede apontada pelo adolescente, a partir do caso a caso, nos eixos de abordagem do Programa: educação, profissionalização, trabalho e renda, cultura, esporte e lazer, saúde e família. O trabalho em rede é ponto crucial do Programa, cabendo ao “Se Liga” mediar, como uma ponte, a relação do adolescente com a cidade e com o território.

A direção do atendimento encontra-se orientada pela humanização da escuta daquilo que o adolescente endereça ao Programa e que, ao ser acolhido, pode vir a possibilitar a construção de alternativas distintas do envolvimento com a criminalidade. Esta intervenção constitui-se como o início do acompanhamento, devendo ser continuada caso o adolescente faça parte do Programa quando concluir a medida. Para que tais atendimentos sejam iniciados é preciso que se estabeleça um espaço de escuta, orientado pelas diretrizes metodológicas do Programa. A partir desse espaço de acolhimento são construídas juntamente com o adolescente, alternativas de atendimento e encaminhamentos. Nesse sentido, o atendimento poderá ser realizado pelo Programa em parceria com a rede de proteção social. As alternativas para além do ato infracional são construídas durante o acompanhamento do adolescente no Programa “Se Liga”.

Atualmente o Programa tem atuação nas cidades de Juiz de Fora, Montes Claros, Governador Valadares, Uberlândia e Uberaba com abrangência nas cidades próximas que ficam até 100 km de distância, além de Belo Horizonte e os 34 municípios que pertencem à região metropolitana da capital.

Depoimentos

    Joyce Dayanne Silva
  • Só tenho a agradecer pela oportunidade proporcionada pelo Programa Se Liga. Tive a possibilidade de ser contratada como estagiária e após, como técnica do Programa, que me oportunizou com o primeiro emprego quando havia acabado de me formar, sou imensamente agradecida por terem acreditado no meu trabalho e competência. Minha experiência tem sido grandiosa, além de consolidar minha postura profissional, conheci alguns métodos de trabalho e me reinventei em diversos quesitos. Aproveito a ocasião para parabenizar a ONG, pela organização e respeito que vão além do profissional para com os funcionários. Este trabalho representa muito para o meu histórico profissional e para o meu desenvolvimento pessoal. Obrigada! Vocês fazem parte da minha história!
    Joyce Dayanne Silva